Busca no site:

Sopa auxilia na digestão e absorção de nutrientes

imageDas pré-históricas “sopas de pedra” aos contemporâneos pratos gourmet, elas fazem parte da alimentação desde que o homem inventou utensílios que pudessem esquentar água para cozinhar. Hoje em dia, na mesa do brasileiro, são servidas como entrada ou até como refeição principal. Em ambas as situações, no entanto, a apresentação é apenas um detalhe. Quando preparadas de forma adequada, as sopas são opções variadas para uma dieta equilibrada e estão quase sempre associadas a uma boa alimentação.

Mas, para isso, é importante estar atento tanto ao modo de preparo quanto aos ingredientes, pois são esses fatores que, juntos, garantem benefícios ao organismo.

“A sopa pode fazer parte de uma boa alimentação quando preparada com bons ingredientes, como legumes variados, carne magra (vermelha ou branca), arroz ou macarrão integral ou mesmo batata doce, sem excesso de sal ou óleo e sem uso de temperos prontos”, recomenda a nutricionista do Hapvida, Tanara Ferreira, pós-graduanda em Nutrição Clínica e Esportiva.

Digestão garantida

Além de serem ricos em vitaminas e minerais, tais nutrientes são absorvidos mais facilmente quando estão dissolvidos em forma líquida. E, apesar de o organismo também absorvê-los em outras formas de consumo, como as sólidas ou pastosas, a água morna melhora a digestão, facilitando o funcionamento das enzimas e sucos do aparelho digestivo.

A temperatura em que os alimentos são cozidos durante a preparação de uma sopa (aproximadamente 100ºC), por sua vez, é suficiente para eliminar substâncias e outros micro-organismos maléficos à saúde. O cozimento, acrescenta a nutricionista, ainda hidrata as fibras e as tramas proteicas de hortaliças, carnes, cereais e leguminosas, facilitando a absorção das proteínas, cuja digestão seria mais difícil sem esse processo.

Fonte de fibras

Já as fibras presentes nos cereais, legumes e leguminosas não são absorvidas. Elas fazem parte do bolo fecal e melhoram o processo de digestão, reduzem a absorção de colesterol que está presente na refeição – por isso o consumo da fibra está associado à redução dos níveis de colesterol – e dão maior sensação de saciedade, enumera Tanara Ferreira.

Além disso, são elas que controlam a absorção da glicose, evitando picos de glicemia (excelentes para os diabéticos e para a perda de peso), e, uma vez que não são digeridas, também fazem parte das fezes, deixando-as macias e volumosas. A nutricionista salienta, contudo, que as fibras só possuem esse efeito quando há um bom consumo de água ao longo do dia.

‘Sopa magra’

Se o objetivo é a perda de peso, alguns ingredientes, como temperos prontos, carnes gordas, misturas de arroz branco com macarrão e batata inglesa, devem ser excluídos do preparo. O ideal, indica Tanara Ferreira, é escolher apenas um item rico em carboidratos, dando preferência aos integrais ou com digestão e absorção mais lenta (macarrão, arroz integral ou batata doce).

Para aumentar a saciedade, é interessante deixar na sopa pedaços de carnes e legumes, ao invés de liquidificar todos os ingredientes. “Isso auxilia, já que a mastigação dá essa sensação. Quanto mais tempo o alimento fica no estômago e intestino, mais demoramos a sentir fome novamente”, diz.

Atenção às industrializadas

Nesse contexto, a nutricionista chama atenção, ainda, para as sopas já prontas, como as vendidas em sachê em pó. Essas refeições são mais pobres em vitaminas e minerais se comparadas às sopas feitas em casa com produtos frescos.

Além disso, ela afirma que, para conservar os ingredientes, os fabricantes adicionam produtos nocivos. Entre eles, está o sódio, que faz parte de uma dieta adequada, mas em excesso causa aumento da pressão arterial e doenças do coração e retenção hídrica.

“Normalmente, essas sopas já contêm metade ou mais sódio do que precisamos diariamente. Ao juntá-la com os demais alimentos que tem sódio na composição, rapidamente ultrapassamos as nossas necessidades. Outro é o glutamato monossódico, que é adicionado para melhorar o sabor do alimento”, alerta.

Fonte: Diário do Nordeste.

Deixe um comentário

Unimed Aracati
Travessa João Adolfo, 957 - Aracati
Telefones: (88) 3421-1610 / (88) 3421-2433