Busca no site:

Hoje é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites

HepatitesDesde 2004, a Organização Mundial de Saúde (OMS) celebra 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Doenças de difícil tratamento, em geral são detectadas de forma tardia, já que os sintomas só se manifestam quando a única chance de sobrevida do paciente é um transplante de fígado.

Segundo o presidente da Associação dos Transplantados e pacientes hepáticos do Ceará, José Wilter Ibiapina, cerca de 39% dos 990 transplantes realizados pelo Hospital Universitário Walter Cantídio foram feitos devido a complicações de hepatite do tipo C e outros 5%, por conta de cirrose em consequência da hepatite B.

O infectologista Anastácio Queiroz explica que as vacinas e hábitos simples, como usar preservativo em todas as relações sexuais, podem prevenir a doença: “Apesar de a hepatite A ser simples e matar somente em casos raros, os outros tipos, B, C e D, têm um tratamento bem aquém do esperado, por isso é tão importante a prevenção”.

Como as hepatites B,C e D são transmissíveis por meio do contato com sangue contaminado, é importante que as pessoas prestem atenção, por exemplo, se os alicates dos salões de beleza são esterilizados. “Cada pessoa deveria ter o seu próprio kit manicure, o que garante que ela não teria contato com o sangue de outras pessoas”, diz.

Fonte: Diário do Nordeste.

Deixe um comentário

Unimed Aracati
Travessa João Adolfo, 957 - Aracati
Telefones: (88) 3421-1610 / (88) 3421-2433