Busca no site:

Conheça formas de intensificar a ingestão de cálcio

calcioDesde os primeiros anos de vida somos incentivados a ingerir alimentos ricos em cálcio, popularmente o leite e seus derivados costumam ser os mais indicados. O estímulo para a ingestão de cálcio ocorre porque o mineral tem participação fundamental no crescimento, na formação e manutenção dos ossos e dos dentes e também atua positivamente na coagulação sanguínea, na transmissão de impulsos nervosos, na contração e relaxamento muscular, além de influenciar no ritmo cardíaco. Todas essas funções fazem com que o cálcio seja indispensável na dieta diária em todas as fases da vida.

Existem formas de potencializar o consumo e a retenção do mineral que vão além da ingestão de opções ligadas ao leite, elas estão listadas na ilustração abaixo. Mas, você sabia que existem alimentos que prejudicam a absorção da substância no organismo? É o caso do ácido oxálico, presente em alimentos como espinafre, acelga, berinjela e beterraba. Isso não quer dizer que estes itens não podem ser consumidos, mas sim que devem ser evitados em uma mesma refeição em que haja alimentos fontes de cálcio.

Mais cálcio no seu dia-a-dia
• Inclua diariamente uma porção de brócolis, alface, repolho ou couve no almoço ou jantar. Polvilhe as saladas com sementes de gergelim, elas também são fontes de cálcio.

• Acrescente no café da manhã alimentos que são enriquecidos com cálcio, como alguns cereais, sucos de frutas e pães. É importante observar a tabela nutricional constante na embalagem do produto para saber se contém cálcio.

• Ingira uma porção de nozes, castanhas ou amêndoas sempre que possível, elas são ricas em cálcio.

• Reduza a ingestão de cafeína, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Ambos inibem a absorção de cálcio e devem ser consumidos com moderação.

• Se você tem intolerância à lactose, opte por iogurtes e queijos sem lactose, estes produtos também têm cálcio em sua composição.

• Fique exposto ao sol todos os dias, de 10 a 15 minutos, antes das 10h e após às 16h, para fixar e ativar a vitamina D, responsável pela absorção do cálcio no organismo.
Fonte: Viver Bem/Unimed do Brasil.

Deixe um comentário

Unimed Aracati
Travessa João Adolfo, 957 - Aracati
Telefones: (88) 3421-1610 / (88) 3421-2433