Busca no site:

Gordura é essencial na dieta, mas é preciso tomar cuidado com excesso

dieta-gordura-localizadaA maioria das pessoas considera a gordura uma vilã para a saúde, mas na verdade, ela é uma fonte importante de energia, ajuda na produção de hormônios, no metabolismo de vitaminas e ossos e também no funcionamento de tecidos e do cérebro. Como afirmou a nutricionista Ana Maria Lottenberg, a gordura é essencial para a saúde e precisa ser consumida, principalmente aquelas que vêm de origem vegetal; o problema, no entanto, é o consumo em excesso.

O cardiologista Marcelo Bertolami falou também sobre a gordura saturada, que aumenta o colesterol ruim, mas também aumenta um pouco o colesterol bom – porém, como explicou o médico, o prejuízo é maior do que o benefício. Por último, os especialistas falaram de gorduras insaturadas, presente nos óleos vegetais, que não aumentam o colesterol ruim, mas podem levar ao aumento de peso, porque têm calorias.

O azeite e o óleo, por exemplo, apesar de serem gorduras boas, devem ser consumidos com moderação – o ideal é usar cerca de 2 a 3 colheres de sopa por dia de cada um; na salada, a dica é colocar menos de meia colher apenas. É preciso prestar atenção ainda à gordura que está presente já na preparação dos alimentos, como a do pastel de feira – em uma porção de 100 gramas, por exemplo, há 20 gramas de gordura total, que já é quase a quantidade ideal para consumir em um dia. O consumo em excesso pode levar ao aumento do colesterol, como alertou o médico – o colesterol ruim (LDL) é aquele que obstrui as artérias, enquanto o colesterol bom (HDL) evita que ocorra essa obstrução.

Fonte: Bem Estar.

Deixe um comentário

Unimed Aracati
Travessa João Adolfo, 957 - Aracati
Telefones: (88) 3421-1610 / (88) 3421-2433